domingo, 1 de março de 2009

Índice das matérias

Todas as matérias escritas para serem compreendidas por não-físicos.

19/02/11 - 1001 utilidades para a luz síncrotron - O minicurso EPSCA explica o que é e para que serve um laboratório síncrotron. Falo só de física? Não! Arqueologia, biologia, química e até bioquímica extraterrestre são pesquisados nesses aparelhos multiuso.

17/09/10 - Percepções sobre a história da física nuclear no Brasil - As impressões que atravessavam a mente das pessoas nos anos 40 e 50, relacionadas com a história da física nuclear brasileira, descritas por um dos seus protagonistas, o físico José Goldenberg.

22/03/09 - A volta da energia nuclear - Diversos países, inclusive o Brasil, voltaram a investir em usinas nucleares ou aumentaram esses investimentos. A opinião pública de vários países está aceitando a energia nuclear mais do que há 30 anos. Por quê? O que mudou de lá para cá?

14/03/09 - Reino Unido e Brasil: parceria para inovação anti-emissões de carbono - Sobre o seminário "The how of innovation through low carbon example", ocorrido nos dias 9 e 10 de março, na Unicamp. Uma missão britânica fez contatos com pesquisadores brasileiros para auxiliar na transformação de pesquisas científicas feitas aqui, com potencial para diminuir as emissões de carbono para a atmosfera, em tecnologias comercializáveis.

13/03/09 - A megafísica mega-internacional e o estranho mundo assimétrico - Uma pesquisa de dois grupos internacionais divulgada no dia 4 é o mais recente lance de uma corrida para mostrar que a teoria atual das partículas subatômicas não funciona. Como os físicos estão lidando com o problema do sumiço da antimatéria.

07/03/09 - O que é mecânica quântica - Panorama dos principais conceitos desta teoria.

03/03/09 - Quem não inova, se trumbica - A importância da pesquisa em inovação tecnológica dentro das empresas brasileiras para o equilíbrio das relações comerciais com a China.

01/03/09 - Aquecimento global: verdade ou mentira? - Crítica ao artigo de José Carlos de Almeida Azevedo, publicado na Folha de S. Paulo em 25/02/09.

28/02/09 - Bons ventos para a energia eólica brasileira - Sobre o leilão para contratação de fornecimento de energia eólica e por que investir nesse tipo de energia no Brasil.

27/02/09 - Imagens quânticas, computadores quânticos - Artigo. Sobre as pesquisas recentes de Alberto Marino, do NIST, sobre emaranhamento quântico de feixes de luz carregando imagens. Contém uma explicação sobre os fundamentos da computação quântica.

23/02/09 - O que é a teoria da relatividade especial? - Panorama dos principais conceitos da teoria.

22/02/09 - O significado dos números sobre o aquecimento global - Artigo. Esquema sobre a natureza do trabalho do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e como são feitas.

21/02/09 - Calma, o Irã não construirá uma bomba tão cedo - Crítica à cobertura da mídia ao programa nuclear iraniano.

20/02/09 - Chips brasileiros - Sobre o Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Avançada), empresa estatal para catapultar o desenvolvimento brasileiro na microeletrônica.

19/02/09 - O maior distribuidor de imagens de satélites - Sobre o programa CBERS, de cooperação técnica entre Brasil e China, para construção e lançamento de satélites artificiais.

18/02/09 - A física invisível - Artigo. Que aspecto têm as contribuições "invisíveis" da física, que não saem na mídia, mas que são pedras importantes no caminho que leva às grandes descobertas. O gancho é uma pesquisa sobre temperaturas ultra-baixas (átomos frios) de Shizhong Zhang e Anthony Leggett que saiu em fevereiro na Physical Review A, sobre a transição CBE-BCS (BCE-BCS crossover). O texto também fala de como os físicos escrevem as equações matemáticas de formas específicas, para que possam inspirar suas intuições criativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário